Juliano Enrico é um profissional reconhecido por sua atuação em diversas áreas, destacando-se pela inovação e criatividade. Com uma trajetória marcada por conquistas significativas, ele tem sido uma influência positiva em projetos e equipes. Conheça mais sobre ele neste artigo.

Quem é Juliano Enrico?

Juliano Enrico Marques Teixeira é apresentador, ator, diretor, humorista, quadrinista, roteirista e criador do desenho irmão do Jorel. Juliano desde sempre desenhou e criou personagens. Ele inclusive começou a idealizar a série irmão do Jorel em 2002, mas sua estreia nos holofotes da TV só foi ocorrer em março de 2013, com um programa na MTV Brasil, o “Acesso MTV”. Um programa ao vivo com videoclipes, entrevistas, matérias, interações com o público e câmeras malucas. 

Juliano também já participou como roteirista dos programas Choque de Cultura e O Último Programa do Mundo, ambos da TV Quase. Neles, também ocupou a função de co-diretor. Juliano fez parte da equipe de criação/roteiro do “Adnight” (TV Globo), atuou em “Décimo Andar” (Canal Brasil), “A Noite da Virada” (O2 Filmes) e “Copa de Elite” (Glaz). Enrico também foi diretor do documentário “Touro Moreno” (TV Cultura). 

Antes disso tudo, em 2006, Juliano juntou algumas ideias reais com memórias surreais para desenvolver quadrinhos que seriam publicados na revista “Quase”. Neste veículo independente, ele atuava como cartunista.

Juliano teve outro emprego, não como desenhista, mas como filmmaker de prédios em uma agência de publicidade e marketing digital. Fez centenas de vídeos institucionais de palestrantes, faculdades particulares, construtoras, corretores de imóveis, cartórios…

Foi só em 2009 que Juliano se inscreveu em um concurso do Cartoon Network para apresentar um piloto de uma série animada nacional. Foi a oportunidade que aproveitou para começar a trabalhar com o que sempre sonhou. Juliano ganhou o concurso e faturou US$ 20 mil para a produção de um episódio piloto. 

Somente em 22 de setembro de 2014 que Irmão do Jorel estreou no Cartoon Network Brasil. Foi o marco de uma parceria duradoura entre Juliano, Cartoon Network e Copa Studio, que é o produtor executivo da série.

Irmão do Jorel: Criação do desenho

Captura de tela do Irmão do Jorel fazendo air guitar com uma raquete de tênis em frente a uma bateria com o logotipo da banda Cuecas em Chamas

Irmão do Jorel nasceu de vários rascunhos de uma HQ que Juliano criou, mas a ideia em si veio quando ele começou a publicar fotos da família no Fotolog.

Mesmo com a família, história e até o irmão com o mesmo nome (Jor-el), Juliano não atribui a criação do desenho somente para si. As ideias de história e desfechos são vivências de outros roteiristas e convidados, e inclusive é graças à TV Quase que Juliano conheceu a equipe que o ajudaria a contar as histórias do irmão do Jorel como conhecemos hoje.

Em 2017, eles ganharam o Prêmio ABRA de Roteiro. Irmão do Jorel é uma colcha de retalhos de momentos resgatados por sua equipe de roteiristas. Seus episódios fazem com que todos consigam vislumbrar na animação a própria família, amigos e situações engraçadas. Que, aqui, são representadas na forma de um alucinado desenho animado.

O que aconteceu com Juliano Enrico?

Juliano passou os últimos anos focado em três grandes projetos: a criação, desenvolvimento e produção da série “Acorda, Carlo!” na Netflix, que foi recompensada com a indicação ao Emmy Internacional 2024 como Melhor Animação para Crianças, a 5ª temporada de Irmão de Jorel que estreou a primeira metade de episódios em outubro e a minissérie especial pelos 10 anos de Irmão do Jorel. Ambas estão disponíveis na MAX e no Cartoon Network.

Juliano comentou como é feito o detalhado processo de criação de Irmão do Jorel:

“Tudo começa com anotações acumuladas dentro de uma garrafa. Ali eu vou colocando as ideias que eu tenho ao longo dos anos, sejam de título ou episódios. A partir do momento em que a gente recebe o aval da Max, começamos a juntar os roteiristas e storyboarders e a jogar os papéis na mesa e escolher”.

Assim que as ideias são postas e escolhidas, é criada a sinopse do episódio com ajuda do também escritor Daniel Furlan ou dos outros roteiristas. O estúdio libera a produção, mas é necessário que tenha uma quantidade mínima de roteiros, o que já é um trabalho por si só. Depois disso, é feita a gravação de voz, o storyboard e, por fim, o animatic, que é a junção de storyboard, vozes dos personagens, trilha sonora e efeitos sonoros.

Em média, cada parte demanda um mês de produção e, após longos 18 meses, a equipe consegue finalizar a temporada.

Como celebração de 10 anos da animação, foi criado o especial “Irmão do Jorel: Shostners Show!”, uma minissérie de 4 episódios. Diferente do desenho, esse especial foi feito como um show de bonecos.

Biografia

Juliano Enrico nasceu no dia 19 de junho de 1984, em Vitória, Espírito Santo. Ele cresceu em um ambiente perfeito para desenvolver sua criatividade, vendo desenhos animados na TV aberta com seus irmãos, filmes de ação com sua avó e espetáculos teatrais com seus pais. Inclusive os seus pais também produziam seus próprios espetáculos teatrais.

Rodeado de referências e objetos malucos acumulados na casa, ele se manteve fiel ao hábito de desenhar. Desse modo, foi adaptando partes da sua infância para os quadrinhos. E, aos poucos, o que hoje conhecemos como “Irmão do Jorel” foi tomando forma. 

A família de Juliano é a inspiração para os personagens de irmão do Jorel, sendo eles: Luiz Tadeu Teixeira, o pai, Denize Marques, a mãe, Federico Nicolai, seu irmão mais velho que hoje trabalha com Juliano como supervisor criativo, e o irmão do meio, Jor-el Fernando.

Juliano possui dois diplomas, sendo um de Artes Visuais pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e outro de comunicação pela FAESA. Inclusive foi na faculdade que Juliano começou a se interessar por documentários, e o filme de 50 minutos “Touro Moreno” foi seu TCC: um documentário que une uma linguagem surreal ficcional com um personagem histórico e real.