Em matéria publicada no caderno Ilustrada, o jornal Folha de S. Paulo entrevistou Juliano Enrico, criador da série, Zé Brandão, produtor executivo, e Livia Ghelli, diretora de estratégia do setor infantil da Warner Bros. Discovery Brasil, que falaram sobre desafios criativos, a vontade de contar histórias explorando novos formatos e a evolução dos personagens ao longo desta década.

Captura de tela de manchete do site da Folha de S. Paulo com o seguinte título: Série 'Irmão do Jorel' faz dez anos desafiando o humor e a inteligência artificial -
Animação brasileira ganha programa especial e mira futuro que reforce gosto nacional e artesanato da série
Manchete de matéria da Folha de S. Paulo publicada no domingo, 23/9

A respeito da brasilidade de Irmão do Jorel, que foi a primeira animação produzida pelo Cartoon Network na América Latina, Juliano Enrico comentou: “A história do Brasil e do mundo é repleta de acontecimentos nonsense. Esse grande delírio brasileiro da redemocratização nos anos 1980 é algo completamente espontâneo e aberto a muitas interpretações“. E, em tempos nos quais fala-se tanto de inteligência artificial, Zé Brandão destacou: “Temos muito orgulho de Irmão do Jorel ainda ser feito por pessoas que desenham os personagens“.

O primeiro episódio do especial “Irmão do Jorel: Shostners Show” foi exibido no domingo, dia 22 de setembro, exatamente dez anos após a estreia da animação na Cartoon Network. E já está disponível para todos os assinantes da Max.