Se você for fazer uma pesquisa pelo termo “anatidaefobia” por aí, descobrirá que a palavra é o termo usado para denominar a fobia irracional, que certas pessoas teriam, de serem constantemente observadas por um pato.
Nós, fãs das aventuras do Irmão do Jorel, nem precisamos recorrer ao Google ou a algum dicionário para saber desse significado. Afinal, assistimos ao episódio em que somos apresentados aos três patos de estimação da Vovó Juju: Fabrício, Danúbio e, claro, Gesomel, também conhecido como o Mestre dos Disfarces!
Por conta deste episódio, todos nós também descobrimos que patos falam, observam humanos, usam disfarces, alguns têm a fobia de serem observados por crianças cantoras de ópera e de emitir raios laser dos olhos que teletransportam pessoas para o espaço. E, também por conta do desenho, há quem creia que a palavra “anatidaefobia” foi inventada pelo Irmão do Jorel.

Mas, aqui, precisamos confessar: quem batizou essa fobia foi o cartunista Gary Larson, criador da série de tiras “The Far Side”, conforme nos ensinam a wiktionary e o site Very Well Mind.

E você? Tem alguma fobia tão singela quanto o Irmão do Jorel? A propósito… O que é aquela coisa amarela que está te observando lá atrás??? Quack!