A quinta temporada de Irmão do Jorel segue colecionando prêmios! Desta vez, ganhamos o Prêmio Grande Otelo 2025 na categoria de Melhor Série Brasileira de Animação.
Organizado pela Academia Brasileira de Cinema, o prêmio está na 24ª edição e reconhece anualmente os maiores talentos do nosso audiovisual. A entidade foi criada em 2002 e, desde 2020, indica o longa-metragem brasileiro ao Oscar concorrente à estatueta de Melhor Filme Internacional. Ou seja, temos motivos de sobra para ficarmos orgulhosos com mais esta conquista!
Reconhecimentos que cruzam fronteiras
Que ano brutalmente irado estamos tendo! Neste 2025, Irmão do Jorel já brilhou em outros eventos importantes, recebendo o Prêmio Quirino de Melhor Série de Animação Ibero-Americana, o Prêmio ABRA de Melhor Roteiro de Série de Animação e o Prêmio Pulcinella de Melhor Programa de TV Jovem.
Portanto, não é exagero afirmar: nossa série vive sua fase mais premiada e alucinadamente fenomenal!

Fase incrível para a animação brasileira
Nesta edição do Prêmio Grande Otelo, Irmão do Jorel disputou a categoria de Melhor Série de Animação com outras seis excelentes produções:
- Astronauta
- Cosmo, o Cosmonauta
- Gildo
- Lino – Meu Pai é Fera
- O Show da Luna
- Vovó Tatá
Em resumo, é uma seleção que comprova a força e o talento da animação no Brasil. Aliás, o mais interessante do Prêmio Grande Otelo é que ele é votado pelos próprios profissionais do mercado audiovisual. Ou seja, é um reconhecimento vindo dos próprios colegas de ofício!
Celebração do talento brasileiro
Finalmente, vale lembrar: a premiação reforça o valor técnico e artístico das obras nacionais, promovendo a confraternização entre criadores e fortalecendo toda a nossa indústria criativa. Juliano Enrico, ao agradecer o prêmio, teve a honra de recebê-lo em nome de todos os roteiristas, músicos, atores de voz, produtores, ilustradores e animadores brasileiros que trabalham no Irmão do Jorel.
Juliano também dedicou o prêmio a suas duas grandes inspirações na vida: seu pai, Luiz Tadeu Teixeira, e sua mãe, Denize Marques. Que, além de terem inspirado diretamente personagens do Irmão do Jorel, foram artistas durante o período da ditadura militar e prosseguem, até hoje, produzindo suas artes. E, por fim, agradeceu a todos vocês, público, que acompanham nossa série ao longo de dez anos.
“O cinema é pra sempre, mas a animação é eterna!”