Os desenhos infantis antigos marcaram uma geração, e influenciaram o modo de brincar, a imaginação e até mesmo o desenvolvimento moral e ético das crianças. Eles eram a combinação entre entretenimento e mensagens educativas, proporcionando não só diversão, mas também aprendizados valiosos.
É relativamente fácil se apaixonar pelas histórias de irmão do Jorel, já que muitas delas são cheias de referências de momentos brasileiros ou até de desenhos que nos fazem suspirar nostalgia. Confira alguns desenhos que inspiraram o criador Juliano Enrico.
5 desenhos infantis antigos
Entre os desenhos que marcaram época e que volta e meia acabam fazendo suas aparições na mídia, temos alguns que são especialmente lembrados e inspiraram a criação irmão do Jorel:
- “Os Jetsons” (1962) – Os Jetsons são uma família ultra moderna, que vive no futurístico 2062, onde carros voadores, cidades suspensas e trabalho automatizado fazem da rotina de seus contemporâneos.
- “He-Man e os Mestres do Universo” (1983) – Um clássico que influenciou a fantasia sobre o jovem Adam e seus amigos que descobrem o lendário poder de Grayskull e aceitam a missão de defender Eternia de todo mal.
- “Thundercats” (1985) – ThunderCats conta as aventuras de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. Unindo ficção científica e fantasia, em um desenho cheio de ação.
- “Caverna do Dragão” (1983) – Caverna do Dragão, baseada no rpg mesa “Dungeons and Dragons” conta a história de um grupo de seis jovens que são transportados para um mundo mágico e perigoso.
- “Pica-Pau” (1940) – Apesar de ser uma comédia, muitas das histórias mostravam lições sobre comportamento e ética.
A maioria desses desenhos serviram de Inspiração para “Irmão do Jorel” e “Acorda, Carlo“. Em Irmão do Jorel, por exemplo, temos referências a esses desenhos, mas toda a temática também é inspirada nos programas brasileiros dos anos 80 e 90, como “Chaves” e “TV Colosso”, resgatando o estilo de humor e referências culturais da época em que Juliano Enrico era uma criança.
“Acorda, Carlo” busca capturar a essência dos desenhos dos anos 90, utilizando a nostalgia e a atmosfera desses desenhos.
Como o desenho influencia a infância?
Os desenhos animados são uma das primeiras formas de entretenimento dos pequenos e influenciam profundamente o desenvolvimento. E graças a eles que alguns valores começam a ser moldados, além de estimularem a criatividade e até contribuem para a aprendizagem de habilidades linguísticas e sociais.
Por meio de histórias e personagens com os quais se identificam, as crianças aprendem a lidar com emoções, resolver conflitos e se conectar com o mundo ao seu redor.
Esses clássicos, ainda que antigos, são muito relevantes para a nova geração de criadores, pois carregam lições que ultrapassam gerações e continuam a inspirar novas produções.